Alunos de escolas públicas visitam Portugal, pelo projeto "Era uma vez Brasil!" 541d2

José Venâncio de Resende, de Lisboa 15/11/20170 686s5r

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de alunos de escolas públicas brasileiras visitou Portugal, entre 7 e 15 de novembro, para cumprir a etapa final do projeto "Era uma vez Brasil!" versão 2017, que utilizou o livro “1808” do escritor Laurentino Gomes. O projeto reuniu 5 mil alunos convidados, de 52 escolas públicas de 5 municípios, dos quais foram selecionados 51 alunos. Acompanhados de cinco professores, eles visitaram monumentos históricos, palácios, castelos, museus e bairros antigos de Lisboa.

O processo, iniciado em abril de 2017, manteve “o mesmo recorte das abordagens” de 2016, explica a coordenadora do projeto Marici Fernandes Vila, da Origem Produções. Ou seja, a partir do livro “1808”, foram selecionados os alunos que produziram os melhores trabalhos de HQ denominado “O Dilema de Dom João” e audiovisual com cinco diretrizes: Questão Afro, Questão Indígena, Relação público x privado, Tensões sociais e o ter e ser diante da sociedade.

A primeira etapa, finalizada em junho/2017, selecionou os 100 melhores projetos. Na etapa seguinte, os alunos escolhidos foram para um campus, onde participaram de uma série de oficinas culturais (audiovisual, teatro, capoeira, música e história em quadrinhos) e produziram histórias em quadrinho e quatro curtas metragens.

Na segunda etapa, foram selecionados, para viajar a Portugal, 20 alunos de Belo Jardim (PE), 14 alunos de Salvador e 2 de Mata de São João (Bahia), 10 alunos de Lençóis Paulista e 5 de Macatuba (SP), além de 1 professor de cada cidade participante.

Lisboa

Em Portugal, o grupo conheceu o centro histórico de Lisboa, o Palácio Nacional e o Castelo dos Mouros em Sintra, os Palácios de Queluz e Nacional da Ajuda; os Museus de Arqueologia, dos Coches, da Marinha, do Azulejo, do Teatro e Dança, do Traje e de Arte Contemporânea; a Torre de Belém; o Mosteiro dos Jerônimos; o Panteão; a Biblioteca Nacional; Torre do Tombo; e o Castelo de São Jorge. Também participaram de intercâmbio com as escolas públicas Delfim Santos e Pedro V.

No último dia, o grupo ou a manhã no Castelo de São Jorge, centro histórico de Lisboa, em companhia do autor do livro “1808”, Laurentino Gomes, que interrompeu sua viagem à África onde faz pesquisas para a trilogia de livros sobre a escravidão no Brasil.

“Nós conseguimos entender o que somos hoje olhando para o ado, estudando história”, disse Laurentino aos alunos. Sobre a situação atual, acrescentou: “O principal perigo que enfrentamos hoje no Brasil é a falta de esperança. Mas, se estudarmos história, vamos ver que tivemos mais dificuldades no ado do que estamos tendo hoje. O nosso desafio é contruir identidade e cidadania.” Por fim o escritor fez um apelo: “Não considerem conhecer Portugal uma viagem de turismo. Vocês devem ser agentes de transformação nas suas comunidades para ajudar a transformar o Brasil”.

Vários alunos deram depoimento, em geral emocionados, mostrando como o projeto “Era uma Vez Brasil” e o livro de Laurentino Gomes transformaram as suas vidas.

O plano de Laurentino Gomes é percorrer, até o fim do ano, 14 países da América, Europa e África, como parte das pesquisas para a nova trilogia. Até esta data o autor já visitou Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e os países africanos Cabo Verde, Senegal, Angola, Gana, Benin e Marrocos, quando interrompeu a viagem. Faltam Moçambique e África do Sul. Ele pretende concluir a fase de pesquisas no segundo semestre de 2018, com visitas a várias regiões do Brasil. A ideia de Laurentino é lançar o primeiro livro em 2019.

Desafio

A viagem dos alunos brasileiros terminou com a participação do grupo na palestra e recepção de boas vindas a estudantes estrangeiros, promovidos pela Câmara Municipal de Lisboa (equivalente a Prefeitura, no Brasil), com direito a foto com o seu presidente Fernando Medina.
Segundo Marici Fernandes, “a experiência do ano ado foi fundamental para fazermos melhorias no projeto. Esse ano teremos um desafio para os jovens: levar um novo olhar para o Brasil, para sua escola, para sua cidade e seu bairro e propor uma ação de transformação”.

O projeto foi realizado pela empresa Origem Produções e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio das empresas Lwart, Grupo Moura e ICM, RTE Rodonaves, Grupo Estácio e Tivoli EcoResort.

Os trabalhos escolhidos fazem parte do livro que esta disponível para dowload no site: http://www.eraumavezbrasil.com.br/livro-digital-o-dilema-de-dom-joao/. Já os curtas metragens estão na rede social do “Era uma vez Brasil”

Os relatos da viagem a Portugal, elaborados por grupos de alunos, estão disponíveis em: http://www.eraumavezbrasil.com.br/relato-do-1o-dia-2/

LINKS RELACIONADOS:

Era uma vez Brasil! - https://www.facebook.com/eraumavezbra/

Origem Produções - https://www.facebook.com/Origem-Produ%C3%A7%C3%B5es-267806149957120/

Viagem a Portugal em 2016 - /integra/oitenta-e-um-alunos-de-escolas-publicas-brasileiras-viajam-a-portugal-em-projeto-inedito/2056

 

 

Deixe um comentário 1m1l1v

Faça o e deixe seu comentário