No último dia 25 de julho, a rota turística Caminhos de São Tiago completou um ano de inauguração. A rota é considerada uma das mais completas de Minas Gerais. Ao longo dos últimos 365 dias, o trajeto composto em 80% por paisagens rurais recebeu centenas de pessoas que percorreram o caminho a pé, de bicicleta, moto, veículos 4x4, ou a cavalo. Um dos diferenciais da rota é que ela pode ser feita tanto em sua totalidade, saindo de Ouro Branco e chegando a São Tiago, ou por trechos que ligam as cidades.
Em comemoração ao primeiro ano da rota, no dia 25 de julho, no Forno da Praça, em São Tiago, o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes realizou a entrega de Comendas para pessoas que se destacaram pelo envolvimento com o projeto. O caminhante Antônio Rômulo Júnior recebeu a Comenda por ter percorrido todo o caminho em março deste ano, gravando uma websérie sobre a rota. José Carlos Gomes Tarol, um dos precursores do Caminhos de São Tiago e que percorreu a rota em diferentes modalidades, também recebeu a homenagem. Assim como o motociclista Mauro Cerqueira Assumpção, embaixador da Estrada Real, homenageado por sua representação no mototurismo.
Os prefeitos dos seis municípios que integram o circuito Trilha dos Inconfidentes e que fazem parte do Caminhos de São Tiago também foram homenageados com a Comenda. José Walter de Andrade, prefeito de Entre Rios de Minas, representado por Felipe Resende, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; o prefeito de Lagoa Dourada, Ronald Pereira Dutra; o prefeito em exercício de Resende Costa, Lucas Paulo de Assis Vale, foi representado pelo Secretário Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio Melo de Oliveira. Foram homenageados também: Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, prefeito de Coronel Xavier Chaves; Higino Zacarias, prefeito de Ritápolis e presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes; Alexandre Nonato Almeida Vivas, prefeito de São Tiago. Marcus Januário, Gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, também foi agraciado com a Comenda Caminhos de São Tiago.
Em sua fala, Higino Zacarias destacou a importância da rota Caminhos de São Tiago para o turismo regional. “O turismo que vem sendo impulsionado pela rota Caminhos de São Tiago está sendo fundamental para a economia local das cidades. Temos muito a crescer e continuar explorando todo o potencial de uma das maiores rotas turísticas do estado”.
Caminhos de São Tiago 244t1r
Inspirado no percurso Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, o roteiro, que parte do município de Ouro Branco com destino a São Tiago, vem atraindo turistas de todas as regiões do país. Esse movimento fomenta o comércio local e valoriza a cultura e a história das cidades que fazem parte da rota.
Assim como na Europa do século IX, os peregrinos que aram pela região ficaram conhecidos como tropeiros e inconfidentes. O Brasil de 1700 chamou a atenção de aventureiros que desejavam encontrar as riquezas que se escondiam na terra. Neste sentido, o Caminhos de São Tiago tem a proposta de levar os turistas para uma volta no tempo. O Caminho vem sendo feito como o turista mais se identifica: a pé, de bicicleta, a cavalo, veículo 4x4 ou moto. Grupos de ciclistas e caminhantes são os que mais percorrem o Caminho.
ando pelos municípios de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago, os trechos foram pensados para atender à diversidade de estratégias que o turista pode utilizar para fazer a rota. Com cerca de 270 quilômetros, o roteiro faz parte da parceria das Instâncias de Governança do Turismo no Estado, através das IGRs: Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, abrangendo mais de 500.000 pessoas no total.
A sinalização dos trajetos conta com 360 totens personalizados com a logo do projeto e setas indicativas, além de 90 placas em perímetro urbano. Assim como no roteiro da Espanha, os desbravadores do Caminhos de São Tiago recebem um aporte que pode ser retirado e carimbado nos municípios integrantes do percurso. Em Resende Costa, o aporte pode ser retirado no CAT (Centro de Atendimento ao Turista).