São Tiago, a cerca de 50 km de São João del-Rei, prepara-se para a 22ª Festa do Café com Biscoito - a primeira depois do início da pandemia – entre os dias 8 e 11 de setembro. Portas e janelas abertas e barracas instaladas na praça estarão novamente receptivas a milhares de turistas de diversos lugares, que buscam a hospitalidade e as delícias da cozinha mineira.
Para a realização da festa, a Prefeitura Municipal uniu-se às entidades FOCEST (Fórum Cultural e de Empreendimentos de São Tiago), ACIST (Associação Comercial e Industrial de São Tiago), ASSABISCOITO (Associação São-Tiaguense de Produtores de Biscoitos), Emater e Sicoob Credivertentes. A cidade de São Tiago fica na rota da Estrada Real e do Caminhos de São Tiago, na microrregião do Campo das Vertentes com sede em São João del-Rei.
Recordações
Estima-se que a 21ª Festa do Café com Biscoito de São Tiago, em 2019, aumentou em seis vezes a população de pouco menos de 11 mil habitantes, projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram servidos cerca de seis toneladas de biscoito e 2,5 mil litros de café para os visitantes. A estimativa é de que foram comercializadas entre 10 e 20 toneladas ao final dos quatro dias.
Em 2019, a cidade possuía 60 fábricas, produzindo os mais variados tipos de biscoitos (polvilho tradicional, polvilho temperado, biscoito amanteigado, biscoito doce, recheado, diet, sem lactose etc.), segundo a Assabiscoito. Quinze dessas fábricas expam seus produtos na praça principal da cidade. Outros produtos tradicionais da região como cachaça, queijos, doces e frutas também fizeram parte do evento. A festa é uma importante alavanca para a geração de riqueza na cidade e a arrecadação de impostos para a prefeitura, segundo a Assabiscoito.
A festa recebe visitantes de outras regiões de Minas Gerais e de outros estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Bahia. Os produtos comercializados nessa época correspondem a cerca de 5% do que é produzido na cidade durante o ano. Além disso, o evento aumenta as possibilidades de exportação dos produtos confeccionados localmente.
A indústria artesanal e familiar de biscoitos começou com as famosas quitandas, segundo a Assabiscoito. Evoluiu para os recheados como o de goiabada que tem muita procura.
Ainda sobre a Festa do Café com Biscoito de 2019: